Os DISCOS DE LIXA são produtos que fazem parte da família de produtos abrasivos revestidos os quais possuem um costado ou base onde o grão abrasivo é depositado e aderido através de cola ou resina. O costado utilizado na sua fabricação pode ser de vários tipos, que são classificados de acordo com quesitos como peso, flexibilidade, dureza e resistência. Materiais como poliéster, papel, tecido de algodão e fibra vulcanizada são utilizados na confecção dos discos de lixa. Através da combinação destes materiais é possível produzir discos abrasivos específicos para cada tipo de aplicação.

Para unir o material abrasivo ao seu costado, são aplicadas cola ou resina líquida que aglutinam o produto como um todo. Os revestimentos adesivos podem ser aplicados em diferentes combinações, a fim de alcançar características de desempenho diferentes. A cola aplicada sobre a base do abrasivo produz uma adesão suave e é indicado para operações leves, já a resina sobre cola proporciona melhor resistência ao calor e no caso da resina sobre resina se produz suprimentos abrasivos mais rígidos, duráveis, resistentes ao calor e á prova d´água quando necessário.

A partir da fabricação de um rolo de lixa se inicia o processo de conversão no formato de discos. No caso dos discos de lixa temos diversas variações, tipos de construção e aplicação de acordo com as necessidades encontradas. Dentro da linha de produtos chamados de DISCOS DE LIXA encontramos os principais produtos abaixo:

DISCO DE FIBRA
O Disco de Fibra é um produto específico para trabalhos onde fortes pressões são aplicadas, possuem costado de fibra vulcanizada de alta resistência para evitar rasgos e rompimentos. Com excelente desempenho, são ideais para operações de desbaste, nivelamento e acabamento de soldas, rebarbação de peças em fibra de vidro, madeira, metais em geral, remoção de tinta, ferrugem em reformas industriais, limpeza de chapas de aço inox, aço carbono e de outras ligas metálicas. Recomenda-se sempre usar o DISCO DE FIBRA em conjunto com o suporte de borracha ou plástico adequado, fornecidos nas opções rígida ou flexível. Disponíveis nos diâmetros de 115mm e 180mm.
 
DISCO HOOKIT
Resultado da inovação tecnológica da 3M, o Sistema Hookit foi criado formado por uma lixadeira, um suporte especial - Suporte Hookit e discos de lixa 3M com sistema de fixação que elimina o uso de presilhas ou adesivos. Também conhecido como Disco Velcro ou Disco Pluma, o sistema oferece rápida substituição e reutilização dos discos, além de permitir o uso de lixadeiras com aspiração. Indicado para o lixamento a seco de superfícies como metais, tintas automotivas, madeiras e todos os tipos ou seus revestimentos (seladores e vernizes), plásticos, acrílicos, massa corrida e tintas em geral, que causam alto índice de ampastamento. Disponíveis nos diâmetros de 127mm e 152mm com e sem furos.

DISCO ROLOC
O Sistema Roloc utiliza discos de fixação rápida utilizados com o suporte Roloc (suporte de borracha) e são indicados para aplicações de desbaste pesado, semi-acabamento e acabamento final em pontos e/ou cordões de solda, remoção de juntas de motores e resíduos de adesivos para juntas de motores, arredondamento de bordas e peças usinadas, remoção de tintas, oxidação e ferrugem.  Sua aplicação deve ser feita com uma Lixadeira Pneumática Roloc. Disponíveis nos diâmetros de 3/4”, 1, 2 ou 3 polegadas que vão do grão 36 ao 120 com costado de fibra ou tecido dependendo da aplicação.

DISCO FLAP
Conhecidos como Flap-Disc ou Disco Flap desbastam e dão acabamento ao mesmo tempo, eliminando a troca de discos em trabalhos que exijam as duas operações.  Construído sobre uma base de plástico ou de fibra de vidro, possuem lamelas de lixas perfeitamente fixadas e podem ter o perfil reto ou com ângulo. São utilizados em lixadeiras e esmerilhadeiras angulares para desbaste de soldas, rebarbação, eliminação de pontos de corrosão, entre outros, em aço inoxidável, metais ferrosos e não-ferrosos. Disponíveis nos diâmetros de 115 e 180mm, nos grãos 36 á 120.

DISCO DE LIXA COM ADESIVO NO COSTADO
Os discos de lixa com adesivo no costado ou discos de lixa adesivados são utilizados geralmente em condições onde toda a superfície da lixa deve ser utilizada, não deixando espaço para fixação mecânica com porcas, flanges e parafusos. São utilizados em:  
LIXADEIRAS ORBITAIS: utilizam discos adesivados com diâmetros de 127mm e 152mm que são colados no suporte revestido com vinil, conhecido como Suporte Stick-it 3M.  
LIXADEIRAS DE PONTO: utilizam discos adesivados com diâmetro de 32mm, são ideais para recuperação de pinturas automotivas e remoção de defeitos da pintura na operação anterior à etapa de polimento. Possui suporte de espuma revestido com vinil próprio para esta aplicação.
LIXADEIRAS DE BANCADA MULTIFUNCIONAIS: utilizam discos adesivados com diâmetros variados de acordo com o fabricante do equipamento. São muito utilizadas em fundições, metalúrgicas em geral, oficinas e caldeirarias.

PROCURANDO POR DISCO DE LIXA? ONDE ENCONTRAR DISCO DE LIXA?
Utilizando o abrasivo correto, seus trabalhos terão muito mais rendimento e eficiência. A Abrasivos Montagna Ltda possui grande experiência e conhecimentos adquiridos nestes 40 anos de atuação no mercado e pode ajudar sua empresa a utilizar o melhor ou o mais adequado disco de lixa para cada operação. 

Regiões atendidas pela ABRASIVOS MONTAGNA LTDA:
Estado de SP – Grande São Paulo, baixada santista e interior
Estado de MG – Grande Belo Horizonte, Vale do aço, triangulo mineiro, etc.
Estado de AM – Manaus, polo industrial , zona franca
Demais regiões –despachamos material para todo Brasil
Entre em contato conosco